quinta-feira, 25 de março de 2010

Diplo, o quê?

Escoteiros Diplomáticos? Como assim? O que é diplomática?
E o que isso tem a ver com escotismo?



É Escoteiros Diplomáticos!
Queremos compartilhar com vocês leitores, a escolha do nome do nosso blog. Foi difícil escolher algum nome logo de cara e então resolvemos fazer um brainstorm e colocar nossa criatividade em ação...

NOMES SUGERIDOS:
1. Escoteiros Sempre Alerta

2. Clã dos Arquivos

3. Clã Arquivista

4. Escoteiros no Arquivo

5. Arquivistas Escoteiros

6. Arquivistas Sempre Alertas

7. Escoteiros Diplomáticos

8. Não sei...

E então, concordam com a nossa escolha? ou preferiam dar outra idéia? é só deixar um comentário respondendo!!!!!


Agora, outra explicação... as definições de Diplomática.

De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística é a disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.

Disciplina Diplomática: O estabelecimento de regras e termos certos e precisos pelos quais os instrumentos autênticos podem ser distinguidos dos falsos, e instrumentos certos e originais dos incertos e suspeitos. (Mabillon, apud MacNeil, 2000, p. 20)

Comissão Internacional de Diplomática (1970): ciência que estuda a tradição, a forma e a elaboraçãoo dos atos escritos, com o objetivo de proceder à crítica sobre a autenticidade diplomática, avaliar a qualidade do texto, extrair das fórmulas todos os elementos interessantes susceptíveis de ser utilizados pelos historiadores, datá-los e, por último, editá-los.

Uma das definições de Luciana Duranti (texto disponibilizado no blog do professor): "(...)la diplomática estudia: el hecho y la voluntad que lo origina, en cuanto se relacionan al proposito y a la consecuencia; el desarrollo de su proceso genético y el carácter de su forma física e intelectual. El estudio del contenido del documento es extraño a la diplomática, porque es la autenticidad, la validez, la autoridad y plena compresión del contenido lo que la diplomática se esfuerza en averiguar, cuando observa los distintos elementos del documento."

E então, o conceito ficou mais claro?

1 comentários:

AUGUSTO LITRAN – (61) 3627-8064/ CRECI : 16.782 GO disse...

Ficou ótimo, para melhorar o entendimento podemos ler sobre o tema nos links abaixo:

http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/03/1-jose-augusto-guimaraes-2-texto-de.html

Postar um comentário