domingo, 9 de maio de 2010

Cem anos do Escotismo no Brasil

Senador Flávio Arns faz pronunciamento pelos cem anos do Escotismo no Brasil


 


O Escotismo chegou ao Brasil em 1910, quando um grupo de suboficiais da Marinha fundou o Centro de Boys Scouts. Traziam uma experiência da Inglaterra e com ela iniciavam um movimento nacional de educação não-formal que até hoje se ocupa com o desenvolvimento integral e permanente de crianças e jovens.

Flávio Arns, presidente da União Parlamentar Escoteira do Brasil – UPEB, lembrou que o primeiro órgão que surgiu para coordenar o movimento em nível nacional foi a União dos Escoteiros do Brasil – UEB. O senador entende, contudo, que haver 70 mil escoteiros no Brasil ainda é pouco: "Eles devem ser centenas de milhares ou milhões; isso representaria um salto de qualidade na juventude brasileira e, consequentemente, na sociedade como um todo", enfatizou.

O senador chamou atenção para a integridade da missão e dos objetivos do Escotismo: "Em cem anos, permanecem ilesos todos os valores e compromissos! Sobretudo, permanece intocada a educação do escoteiro para a liberdade, com declarado compromisso para com a preservação do meio ambiente. No XVI Congresso Nacional dos Escoteiros de que participei recentemente no Rio, foi lançada a nova marca da flor de lis (símbolo dos escoteiros), uma indicação de modernidade, mas com o mesmo espírito de solidariedade, cidadania e respeito ao próximo, que sempre norteou o movimento".



Fonte: Escoteiros do Brasil - 30/04/2010

0 comentários:

Postar um comentário