sexta-feira, 18 de junho de 2010




Respostas das questões elaboradas pelo Blog Fundo de Garagem:


Para Duranti, "é necessário conhecer as atividades específicas de cada organismo e isso só é possível a partir das informações reveladas no próprio documento". Onde poderíamos encontrar informações sobre a atividade e a função dos documentos que não foram reveladas nele?

Para que conheçamos as atividades específicas de cada organismo, é necessário ir além das fontes usuais (organogramas, fluxos de atividades, normatização interna), sendo necessária, segundo Duranti, o estudo do próprio documento, identificando os principais elementos que irão permitir enxergar além de um documento isolado, para isso é necessário o utilizando da Tipologia Documental, pois iremos identificar a proveniência, destinatário, data e sua função.


No texto do José Augusto Guimarães vimos que a produção e a diversidade documental aumentaram muito nos últimos anos. Por isso, que papel poderiam ter os documentos de apóio e os documentos narrativos para a análise tipológica?

Os documentos de apóio constituem prova escrita de uma atividade que não resulta em um ato jurídico, mas é juridicamente relevante. E os documentos narrativos constituem prova escrita de uma atividade a qual é juridicamente irrelevante.


Guimarães diz que "nos dias de hoje a diplomática permite ao arquivista identificar o contexto de criação em que foram criados a partir da análise de um único documento". De que maneira isso é possível?

Analisando o texto e identificando a resposta, notamos que a resposta da primeira questão também cabe na questão acima.

0 comentários:

Postar um comentário