domingo, 25 de julho de 2010

Diplomática e Classificação


Respondendo a tarefa proposta pelo blog-mãe, a partir desses três planos de classificação, temos:

O primeiro plano de classificação é elaborado a partir da função arquivística dos documentos, isto é, o motivo pelo qual foram guardados. Deste modo, ocasionaria a classificação de documentos tipologicamente diferentes no mesmo código de classificação. Este método pode ser adequado à classificação de documentos de um fundo pessoal.

Já no segundo plano, a estrutura organizacional foi levada em consideração na constituição desse plano de classificação. Tal critério não é indicado pois as estruturas das organizações sofrem alterações ao longo da sua existência, por exemplo: órgãos são extintos, outros se fundem, divisões são feitas nos setores...

Visto essas duas formas de pensar um plano de classificação, chegamos à terceira opção que se dá pela classificação funcional que, dessa forma, torna-se a mais adequada pois respeita as atividades desempenhadas pela instituição, mantendo sua organicidade.

Lembrando que em todas as propostas, as espécies documentais são consideradas na denominação das séries.

Assim, com a análise dos planos e seus prós e contras...



1 comentários:

Lia Ribeiro disse...

Olá Galera,

Tudo bem?
O layout está ficando bem legal, gostei!
Mas fiquem atentos com a questão da acessibilidade e usuabilidade do Blog para o usuário e também tomem cuidado para não perder a característica do assunto de vocês..
sugiro figuras relacionadas ao tema no plano de fundo... contudo é só uma sugestão... sei que vocês podem ter ideias bem melhores que esta =D

Queria lembrar que essa semana teremos um panorama geral dos blogs.. então fiquem atentos!
Qualquer dúvida sobre o blog ou outra coisa que eu puder ajudar me procure!!!
E qualquer dúvida com relação ao trabalho final, procurem o professor ou as monitoras, que estão aí para sanar determinadas dúvidas que possam ir surgindo.

Abraços escoteiros

Postar um comentário